PÂNICO, medo ou temor muito intenso e irracional

l

Contagem de comentários

Data de Publicação

26 de junho de 2021

Autor

Ateliê da Mente

PÂNICO
Trata-se de um período em que a pessoa sofre subitamente de um medo ou temor muito intenso e irracional. Sua duração pode variar entre minutos e horas. Geralmente, eles aparecem do nada e sua intensidade máxima é alcançada aos 10 minutos, aproximadamente. Contudo, ele pode continuar por mais tempo se o indivíduo não fizer nada para escapar ou para sair dessa situação.

Se uma pessoa sofre de ataques de pânico frequentes, intensos e desencadeados por diferentes fatores, é preciso consultar um especialista.

Alguns fazem tentativas ou esforços desesperados de sair da situação, mas nem sempre conseguem. Outros se dedicam a esperar a que “passe”.

O sentimento recorrente é o temor, o terror, o susto, o pânico ou como você quiser chamá-lo. Aparecem sintomas físicos de grande intensidade tais como hiperventilação pulmonar, taquicardia, dificuldade para respirar, tremores, tonturas, náuseas, dor de cabeça, etc. Em muitos casos a pessoa não quer sair de casa ou do seu trabalho; prefere estar acompanhada e não deseja usar um transporte público.

Os ataques não têm aviso; podem acontecer a qualquer momento ou lugar. Começam como uma angústia cada vez maior, ao que se somam a ansiedade e a excitação fisiológica, sem uma causa aparente ou, pelo menos, sem que possamos notá-la.

Existem alguns sinais que aparecem no momento da crise e outros que continuam à espreita na escuridão, como a instabilidade, as enxaquecas, a hipertensão, dores no peito, taquicardia, dificuldade para respirar, etc.

Conheça o Ateliê da Mente

Segundo o dicionário Wikipédia a palavra ateliê é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar, onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipo de arte, e Mente é definida como um estado de consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. O termo vem do latim “mentem” que tem o significado de pensar, conhecer e entender.

artigosrelacionados

COMPULSÃO ALIMENTAR, altíssimo risco para a saúde

COMPULSÃO ALIMENTAR, altíssimo risco para a saúde

Não podemos ignorar que a compulsão alimentar traz, sem dúvidas, um altíssimo risco para a saúde e que é algo que devemos controlar e evitar. Ninguém nega. E este é um esforço diário ao qual se submetem todas as pessoas que sofrem de sobrepeso.

Estresse, algo que ameaça a todos

Estresse, algo que ameaça a todos

O estresse é algo que ameaça a todos nós. Os diferentes acontecimentos e conflitos da vida podem estressar qualquer um. E se estes acontecimentos e conflitos forem acumulados, os problemas para a saúde mental podem ser significativos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.