Psicologia

Quando devemos procurar um Psicólogo?

Devemos procurar a psicoterapia quando avaliamos que não estamos bem. Que há algo errado conosco, quando sentimos que estamos infelizes e tristes com certos aspectos de nossas vidas; quando estamos com dificuldades nos nossos relacionamentos interpessoais e familiares; quando experimentamos vida afetiva pobre; insatisfação sexual, depressão, stress, dependência emocional, perdas, desânimo crônico, distúrbios de ansiedade, angustia profunda e prolongada, dependência química, fobias, obesidade de origem emocional etc. A terapia também é importante e muito útil quando identificamos estagnação e problemas crônicos na nossa vida profissional e que se repetem ao longo do tempo.

O que é Psicoterapia e quando procurá-la!

A Psicoterapia apresenta-se em vários momentos de nossa vida, como um recurso imprescindível para se libertar de uma situação percebida por nós como de insatisfação ou infelicidade permanente, possibilitando o rompimento de um estado de paralisia, que se mantido indefinidamente, pode levar ao adoecimento físico.

Atualmente, é quase uma unanimidade o reconhecimento que a parte emocional negligenciada e desequilibrada pode ser o principal ou um dos principais fatores no desencadeamento das mais diversas doenças e patologias orgânicas. Deste ponto de vista, essas doenças seriam, na verdade, apenas sintomas de um estágio anterior de desequilíbrios de natureza psicológica.

A psicoterapia constitui-se, basicamente, de um processo de reorganização da percepção de nós mesmos e de nossas experiências atuais e do passado, principalmente se estas ainda influenciam decisões presentes. A psicoterapia busca, ainda, a reorganização da percepção do mundo que nos cerca e das pessoas com as quais convivemos, quando em função desta percepção, possivelmente equivocadas, fazemos escolhas erradas na maneira de como administramos a nossa relação com este mundo e com estas pessoas.

A partir deste patamar, adquirimos, via de regra, mais clareza, determinação e coragem para operarmos as mudanças que vão se apresentar como necessárias para alcançarmos e concretizarmos o que consideramos as nossas novas perspectivas e objetivos de realização e felicidade.

A Psicoterapia, também, é procurada e indicada para ampliar autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e, inclusive, aprimoramento da inteligência emocional, vista hoje como condição indispensável para o crescimento e sucesso profissional. Também é muito utilizada pelas empresas que querem melhor capacitação comportamental para os seus colaboradores mais estratégicos, sendo que neste caso, recebe muitas vezes o nome de coaching life.

Enfim, a psicoterapia é uma espécie de "tecnologia" que a PSICOLOGIA criou, não só para ajudar na resolução e superação de dificuldades e problemas de natureza emocional e comportamental, como para promover o crescimento e realização do potencial e vocação natural do homem para uma vida mais digna e feliz.

Pedimos licença ao autor desconhecido para trazermos aos nossos leitores o texto abaixo:

O tempo não cura o não resolvido!
Podemos jogar no inconsciente
o que nos machucou e inferniza,
mas a energia negativa destes
sentimentos, emoções e vivências,
rompe o bloqueio e se manifesta
como doença, dor e stress!

Tudo fica registrado em arquivo
na mente, no corpo, na energia;
é este passado que gera
nossas condutas e resistências,
nossos impulsos, medos e raivas,
nossa agressividade e depressão,
nossas doenças físicas e mentais!

É inútil querer "deixar quieto"
é inútil tentar esquecer;
no mental é preciso reconhecer,
no emocional é preciso desabafar,
na energia é preciso desbloquear;
só assim se criam as condições
para a cura e o "bem viver"!

Autor desconhecido.