Angústia

Angústia

Chamamos de angústia a forte sensação psicológica, caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor.

A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego.

Todos nós, em algum momento, já sentimos como a angústia se apoderava de nós. Uma sensação de desassossego que não nos abandona e nos impossibilita de fazer certas coisas.

A angústia é uma emoção que, se dura muito tempo, pode provocar mal-estar, nos afundando e nos causando uma profunda tristeza. Assim, deprimidos, sumimos ainda mais na sensação de desalento, lamento e queixa.

Dar o primeiro passo para sair dessa angústia que nos limita é muito importante se quisermos evitar que ela modifique nossa vida. Embora não nos demos conta, a angústia muda muitas coisas em nós.

A angústia não é só uma questão mental, pois se não lhe damos solução, ela pode começar a se manifestar em nosso corpo de muitas formas diferentes.

Uma dor de cabeça, nas costas, tremores sem explicação ou a insônia, podem ser mensagens que o corpo envia para avisar que alguma coisa não vai bem.

Mas isso não é tudo. Se depois de todas estas fases ainda sofremos de angústia, provavelmente, nosso futuro começa a ser comprometido.

A angústia pode chegar a nos paralisar de tal forma que limita tudo aquilo que queríamos realizar, afetando inclusive nossas relações sociais. De repente, não nos sentiremos animados para nos relacionar com os outros, não nos encontraremos bem e começaremos a não render tão bem como antes no nosso trabal...

Não ignore a angústia! É um estado passageiro que começa a se tornar grave se ficar mais do que o necessário com a gente. Agora, você já sabe a solução. Uma mente positiva sempre poderá vencer toda a negatividade que a angústia se empenha em mostrar. Aprenda a transformar a angústia em algo novo para aprender.