Insônia

Insônia

A insônia é basicamente um sintoma de todas as doenças mentais e emocionais que sofremos. No entanto, sofrer de insônia não é um fator que indique um problema grave que precisa de tratamento.

Vamos por partes: a insônia é um sintoma. Isto quer dizer que ela não é um problema, mas é o reflexo de um outro problema que está além dela.

O que define a insônia é uma dificuldade para conseguir o relaxamento necessário que conduz ao sono profundo. Essa dificuldade pode estar relacionada a vários fatores, que podem ser problemas físicos e até mesmo doenças mentais graves.

Mas, quando a dificuldade para dormir se torna rotineira e não conseguimos encontrar a causa, existem motivos para levar isso a sério. Nesse caso, não estamos falando de um simples sintoma, mas da ponta do iceberg de um problema mais grave.

Seja qual for o caso, quando a insônia se torna crônica, é necessário consultar um especialista. Considere a insônia como um sinal de alarme, que anuncia a presença de um problema que deve ser resolvido imediatamente.

Em geral, é aconselhável se deitar, pelo menos, 2 horas depois de ter jantado para evitar problemas de refluxo.

EVITE: os alimentos que possuem propriedades diuréticas, como a salsinha, a endívia, o aipo, o alho, a berinjela ou a cebola podem fazer que nosso sono seja interrompido.

PRIORIZE: entretanto, há alimentos que favorecem o sono por serem ricos em triptofano (bananas, massa, arroz, cereais integrais, tâmaras, figos secos, nozes) ou em melatonina (milho, tomates ou batatas).

Procurar um melhor lugar para dormir e o ter como um refúgio, como um canto acolhedor.

Tirar um pé do lençol ou cobertor regula a temperatura corporal e ajuda a conseguir uma melhor circulação.

Escrever: se aparecerem novas ideias ou planos quando estiver deitado, é bom ter papel e lápis à mão para registrá-los. Ao ficarem escritos, nos liberamos deles de algum jeito: desaparecem do pensamento e é possível dormir tranquilo.

Meditar melhora a atenção dirigida para a respiração e leva a um estado de tranquilidade mental.

Desejamos doces sonhos a todos...